O que é | What it is | ¿Lo qué es?

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Investigação para obtenção de Doutoramento em Design da Faculdade de Arquitectura de Lisboa

Design PhD Study at Faculty Architecture of Lisbon


Es una investigación para obtener un Doctorado en Diseño de la Facultad de Arquitectura de Lisboa

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Escada do Design

Escada do Design
Adaptação da Design Ladder, Danish Design Center (DDC), 2003 e relacionada com o grau de inovação.

Graus de Inovação

Graus de Inovação
Adaptação de Jacoby e Rodriguez, 2007.

Sistema de Transferência de Tecnologia

Sistema de Transferência de Tecnologia

Mudança de Paradigma

Mudança de Paradigma
Adaptação de Konno, 2009.

Probalidade de Inovação

Probalidade de Inovação
Adaptação de Milton de Sousa, 2006

Onde?

Onde?

Como?

Como?
Adaptação de Verganti, 2003.

Autora | The Author | Okedesigner!

A minha foto
Formação Académica:
. FA UTL - Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa
2004/2007 Curso de Mestrado em Design de Produto;
2007/2008 “O Designer na Indústria de Faiança Utilitária em Portugal: 1990-2005” apresentado à FA UTL para mestrado em Design, com orientação científica dos Professores Fernando Marques Caria e José Pinto Duarte;
2007/2008 Bolseira de Investigação do De.:SID - Design como Recurso Estratégico Empresarial;
2008/2009 Curso de Doutoramento em Design;
. IADE - Instituto de Arte, Design e Marketing
2004 Membro da Unidade de Investigação em Design e Comunicação (UNIDCOM);
2003 Licenciatura em Design Industrial;
1988 Bacharelato em Design de Interiores e Equipamento Geral.
Situação Profissional:
2009 . Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e da Tecnologia - FCT.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Financiamento | Funds

No âmbito do 1º ciclo de avaliação do concurso de 2008, foi comunicada a atribuição de bolsa individual à candidatura SFRH/BD/45464/2008 de bolsas de investigação em C&T, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT com efeito a partir de 1 de Janeiro de 2009.

Citações | Quotes | Cotizaciones

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"I believe in science and art, and the promise and potencial of design to bring them together to change the world."
(Bruce Mau, 2004)

"(...) There are few completely original ideas; just about everything you think of has been influence by something else. But if you can connect 'old' ideas in new ways, you can create progress."
(Bruce Mau, 2004)

"(...)
We must reframe capitalism as the space for creators, not traders, for risk-takers, not risk managers".
(Bruce Nussbaum, 2011)

"(...) o problema central do desenvolvimento da fantasia é o aumento do conhecimento, de forma a permitir um maior número de relações possíveis entre um maior número de dados. Como é óbvio, isto não significa que uma pessoa muita culta seja também automaticamente, uma pessoa com muita fantasia. Há pessoas que memorizam uma quantidade enorme de dados e que, para os outros, passam por pessoas muito inteligentes, quando afinal se trata apenas de memória. Se estas pessoas estabelecerem relações entre aquilo que sabem, se não utililizarem a fantasia, permanecerão como um maravilhoso armazém de dados inertes. (...)"
(Bruno Munari, 1987)

" (...) É preciso um misto de conhecimentos, meios e necessidade para converter uma descoberta numa oportunidade. (...)"
(David S. Landes, 2001)

" (...) A fonte de inspiração para as modalidades do design, no futuro próximo,não se limitarão às tradicionais noções de beleza e beleza e eficiência, mas incluirão a recuperação da nossa antiquíssima necessidade de sabedoria. (...)."
(Derrick de Kerkhove, 1997)

" (...) A civilização que confunde os relógios com tempo, o crescimento com o desenvolvimento, e o grande com a grandeza, também confunde a natureza com a paisagem, enquanto o mundo, labirinto sem centro, se dedica a romper o seu próprio céu."
(Eduardo Galleano, 2011)

"(...) design and design research can play a crucial role in our efforts to find a way out to the current economic and ecological crises."
(Ezio Manzini, in Mind Design #23, 2009)

"(...) O uniforme avança da mesma maneira que o Múltiplo.(...) a diversidade no espaço foi substituída pela diversidade no tempo: isto acentua-se diariamente numa época voltada para a inovação, para a diversidade da oferta, para a moda generalizada. (...)".
(Gilles Lipovestsky, 2011)

"Inovar é (...) reconstruir permanentemente o nosso futuro."
(José Dantas, 2007)

"(...) Democratic tools gave ordinary people a way to express themselves more easily than any tools could have before."
(Lawrence Lessig, 2003)

"(...) We're living in a time when technology is favoring the social. More vibrant sharing economies are the result."
(Lawrence Lessig, 2008)

"Change only favors the prepared mind."
(Louis Pasteur, 1854)

"(...) We could almost describe design actions as the activators of the integration of territorial, cognitive and action elements of context and of the system of interaction between context's significant agents".
"(...)The final result is a production and circulation circuit relative to project, production and communication knowledge, express in their explicit and tacit forms."
(Maffei e Zurlo, 2000)

"(...)For the first time since Industrial Revolution, successful companies will be designful companies. They'll combine knowing, making,and doing to strive for truth,beauty, and the public good. (...)"
(Marty Neumeyer, 2009)

"O possível é o futuro do impossível"
"(...) O possível de agora não de ser muito diferente do impossível de antes. Por sua vez, o impossível mesmo impossível existia num e continua a existir no outro, mas como não pode ser distinguido do impossível no futuro, a hipótese mais criadora, aquela que propõe esperança é a que se considera que tudo o que formos capazes de imaginar poderá ser materializado. Ou seja, todo o impossíel pode vir a ser possível. (...)"
(Peixoto, José Luís, 2012)

"A verdadeira novidade que perdura é a que toma todos os fios da tradição e os tece novamente num padrão que a tradição seria incapaz de criar.”
(Pessoa, Fernando. Heróstrato e a busca da identidade, 2000)

"(...) Se o Estado-nação é agora uma unidade de medida sem significado, atribuir um produto a um determinado país também é redundante, (...). O que importa é quem, não onde. Que seja fabricado por ou desenhado por, e não fabricado em (...)"
(Nordström e Ridderstrale, 2009)

"O progresso é a realização de utopias"
(Oscar Wilde, s/d)

"Por vezes basta olhar de outra forma para ver melhor."
(Paul Virilio, 1995)

" (...) a inovação a pedido implica uma imaginação intencional, que é a identificação de soluções práticas e a extrapolação da melhor solução no sentido da inovação. (...) numa economia do conhecimento, as soluções inovadoras podem ser criadas a pedido."
(Praveen Gupta, 2008)

"(...) Having everyone understand what innovation is, and what it is not, is critical for culture change. (...)"
(Scott Anthony, 2012)

"O grande inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento."
(Stephen Hawking, s/d)

"We have to brake with the past in order to build a new future. We have to aim for Utopian results."
(Thomas Dickson, in Mind Design #16, 2009)

"The evolution from design to design thinking is the story of the evolution from the creation of products to the analysis of the relationship between people and products, and from there to the relationship between people and people."
(Tim Brown, 2009)

"(...) design is about infinite possibilities. And perhaps more than anything else,is about optimism. (...)"
(Warren Berger, 2009)

"(...) As a species, we tend to fear change and the advent of new technologies, as much as we ultimately come to embrace them."
(Wolfgang Grulke, 2001)

" (...) na fábrica do futuro, deveríamos pensar em termos de laboratórios científicos, academias artísticas, bibliotecas e colecções de fitas magnéticas do que em termos de fábricas modernas.
(...) lugares onde o homo faber se torna homo sapiens sapiens porque compreendeu que produzir equivale a aprender, ou seja, a adquirir, gerar e transmitir informações."
(Vilém Flusser, 2010)

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Leituras Recentes | Recent Readings

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  • AMARAL, Luis Mira - (2007, Maio 10). Imitação ou Inovação? - os casos da Irlanda e de Portugal (II). Forum para a Competitividade. Obtido Dezembro 31, 2009, Disponível em: http://competitividade.com.sapo.pt/opiniao/OP199.htm
  • AMARAL, Luís Mira - Economia Tech: Da iIndústria à Sociedada da Informação e do Conhecimento (1.º ed.). Parede: Booknomics, 2008. ISBN: 978-989-8184-06-1.
  • AUGUSTO, Mário; COELHO, Filipe - Market orientation and new-to-the-world products: Exploring the moderating effects of innovativeness, competitive strength, and environmental forces. ScienceDirect - Industrial Marketing Management, 2007. doi:10.1016/j.indmarman.2007.09.007
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  • LIPOVESTSKY, Gilles - A Felicidade Paradoxal. Lisboa: Edições 70, 2007. ISBN: 9789724413549.
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  • SANTOS, Filipe Duarte - Que Futuro?Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. 1.º ed., Lisboa: Gradiva, 2008. ISBN: 978-989-6162-15-3.
  • SLOTERDIJK, Peter - Palácio de Cristal: Para Uma Teoria Filosófica da Globalização. Lisboa: Relógio D'Água, 2008. ISBN: 978-972-7089-94-9.
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  • VERGANTI, Roberto - Design Driven Innovation: Changing the Rules of Competition by Radically Innovating What Things Mean. Harvard Business Press, 2009. ISBN: 1422124827.
  • VERYZER, Robert W. - Design and development of innovative high-tech products. Design Management Review, 2, 51-60, 2003.
  • VIRILIO, Paul - A Velocidade de Libertação. Comunicação e Cultura. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2000. ISBN: 972-708-377-3.
  • WOLF, John - Portugal Traduzido - abecedário de reflexões. Chamusca: Zaina Editores, 2008. ISBN: 9789727623075.