Tendo como objectivo a síntese do conhecimento científico nesta área de investigação contribuirá directamente, para o benefício do tecido produtivo português, dos designers, dos centros tecnológicos, do sistema nacional de inovação, das unidades de investigação nas universidades, e indirectamente para o benefício de outras infra-estruturas do sistema nacional de inovação, para as instituições públicas e privadas que ao ensino da profissão de design estão ligadas, assim como, as associações sectoriais, através de sistematização de informação quantitativa e qualitativa que permita alcançar resultados cujo valor possua implicações e aplicações práticas.
- desenvolver uma economia com base no conhecimento;
- captar, desenvolver e motivar talentos criativos, fixando o capital intelectual para que os produtores de conhecimento encontrem a oportunidade de produzir produtos do conhecimento;
- mobilizar a sua própria classe criativa ;
- aproximar a investigação científica da sociedade ;
- requalificar infra-estruturas tecnológicas;
- colocar Portugal no roteiro internacional pelo reconhecimento de país inovador por via do design;
- intensificar as relações entre diferentes actores da infra-estrutura comum de inovação;
- estimular o desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo actividades de investigação e desenvolvimento em colaboração internacional;
- adequar políticas governamentais para implementação de medidas à criação de bases que tenham como consequência a adopção de mudanças organizacionais necessárias ao desenrolar de projectos estratégicos nacionais
- fabricar bens transaccionáveis com maior valor acrescentado;
- conhecer novos domínios de competências industriais;
- adoptar uma cultura de design adequada aos novos desafios por incorporar a criatividade no núcleo do negócio ;
- implementar princípios orientadores de referência para o exercício das actividades de design, inovação e criatividade;
- desenvolver as capacidades de investigação e formação em domínios emergentes ;
- incrementar como factor de inovação, a interacção da empresa com o ambiente científico e tecnológico circundante ;
- apostar em indivíduos qualificados;
- assumir a internacionalização através da diferenciação por via da inovação;
- adquirir reconhecimento internacional
Benefícios para os Centros Tecnológicos por consolidar esta infra-estrutura tecnológica ao:
- desenvolver / reforçar competências técnicas e científicas em design ;
- integrar recursos humanos avançados em design;
- adquirir equipamentos avançados em design;
- desenvolver novas soluções organizativas que beneficiem um ambiente propício à inovação e criatividade;
- melhorar o ambiente de interacção entre o meio empresarial e o meio científico e tecnológico;
- agir como infra-estrutura privilegiada no universo do sistema tecnológico, articulando sectores industriais com os centros de conhecimento, nomeadamente com as universidades;
- qualificação territorial;
- dinamizar parcerias tecnológicas envolvendo instituições e a indústria transformadora nacional;
- estabelecer rede internacional.
- dinamizar o fluxo nacional de transferência tecnológica
Benefícios para os Designers por reforçar a importância da sua acção ao:
- associar o design ao processo de inovação;
- clarificar e ampliar o âmbito da actividade de design;
- divulgar os valores, práticas e incidências do design na comunidade;
- contribuir para o reconhecimento do estatuto da profissão;
- internacionalizar o design nacional
Benefícios para a Educação por requalificar o ensino universitário de design:
- Adaptar o ensino de design a contextos profissionais futuros;
- Estimular a criação de cursos de pós-graduação até ao mais alto grau académico;
- Alargar as oportunidades de trabalho em rede entre universidades e empresas
- integrar o contexto social e económico;
- expandir o próprio conhecimento do design em domínios emergentes;
- favorecer as oportunidades de desenvolvimento de trabalho científico.
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